Fitoterapia
Segmento: PICS
Carga horária: 360 horas | Duração: 12 meses
Os cursos de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde seguem os critérios da normativa nº 02/2020 do Conselho Federal de Biomedicina. Clique aqui para acessar a normativa.
Plantas medicinais estão entre os principais recursos terapêuticos usados na medicina tradicional e alternativa, e estão presentes nas Práticas Integrativas e Complementares no SUS. O uso de recursos da natureza para fins terapêuticos não é algo recente e são os mais presentes na atenção à saúde básica usada no SUS. O termo Fitoterapia é dado a terapias onde o princípio ativo dos medicamentos constituem ativos de plantas ou derivados de vegetais e seu uso é relatado em métodos medicinais milenares. No Brasil, essa terapia surgiu no momento em que os nossos colonizadores descobriram a importância dos remédios que os índios extraíam da natureza. A biodiversidade da flora brasileira nos torna um país com alto potencial de produção e uso de terapias fitoterápicas.
Objetivos
• Conhecer e expandir a Fitoterapia como prática integrativa a saúde;
• Compreender os benefícios do uso do tratamento natural para dores, inflamações e para o bem-estar do paciente;
• Fornecer informações e orientações técnicas sobre fitoterapia para propiciar uma prática eficaz e segura;
• Discutir sobre o uso da fitoterapia como um conjunto de ações que abrange a promoção e proteção da saúde, o tratamento, a prevenção de agravos e a manutenção da saúde.
Público alvo
Graduados e estudantes de Biomedicina.
Metodologia
Este curso conta com aulas gravadas, reunião online e aulas presenciais.
O professor disponibilizará um e-book contendo o conteúdo do curso, além da indicação de material complementar como: artigos científicos; vídeos e livros para que o aluno possa aprofundar sua compreensão sobre o tema proposto.
O curso terá uma avaliação final que será feita na plataforma online. Para ter direito ao certificado, o aluno terá três tentativas de realizar a avaliação, prevalecendo a nota mais alta. Para aprovação, é necessário atingir 70% de aproveitamento na avaliação.
O que você verá no curso
- As plantas medicinais e fitoterapia no contexto de atenção básica à saúde;
- Plantas medicinais e políticas públicas;
- Diagnóstico e Tratamento a partir das plantas medicinais;
- O uso de plantas medicinais e fitoterápicos;
- O acesso a plantas medicinais
- Formas farmacêuticas de fitoterápicos;
- Regulamentação para uso de fitoterápicos na saúde.
Início
* Mediante Formação de Turma.
Modalidade
Híbrida. O curso conta com práticas no formato de transmissão remota + estágio em instituição parceira (36 horas de estágio). Caso na localidade do aluno não haja acesso ao estágio, o mesmo poderá realizar uma imersão presencial no final do curso.
Certificado
O certificado é emitido online, mediante aprovação na avaliação final.
Inscrição
1x R$ 50,00 + 11x de R$ 181,17
A Escola Nacional de Biomedicina é restrita a biomédicos e a acadêmicos de Biomedicina. É obrigatória a comprovação de vínculo com a categoria, seja por meio de declaração acadêmica ou de qualquer outro documento que comprove que você é biomédico(a). A declaração ou documento de sua escolha, após a realização da sua matrícula, deve ser enviado para o seguinte e-mail: contato@escoladebiomedicina.com
Considerando a viabilidade econômico-financeira, a ESCOLA NACIONAL DE BIOMEDICINA não se obriga a oferecer os cursos em oferta no caso de não formação de turma. Não sendo oferecido o curso, o valor total, correspondente à taxa de matrícula, paga no ato da inscrição, será integralmente devolvido.