Fitoterapia

Segmento: PICS

Carga horária: 360 horas | Duração: 12 meses

Plantas medicinais estão entre os principais recursos terapêuticos usados na medicina tradicional e alternativa, e estão presentes nas Práticas Integrativas e Complementares no SUS. O uso de recursos da natureza para fins terapêuticos não é algo recente e são os mais presentes na atenção à saúde básica usada no SUS. O termo Fitoterapia é dado a terapias onde o princípio ativo dos medicamentos constituem ativos de plantas ou derivados de vegetais e seu uso é relatado em métodos medicinais milenares. No Brasil, essa terapia surgiu no momento em que os nossos colonizadores descobriram a importância dos remédios que os índios extraíam da natureza. A biodiversidade da flora brasileira nos torna um país com alto potencial de produção e uso de terapias fitoterápicas.

Objetivos

• Conhecer e expandir a Fitoterapia como prática integrativa a saúde;

• Compreender os benefícios do uso do tratamento natural para dores, inflamações e para o bem-estar do paciente;

• Fornecer informações e orientações técnicas sobre fitoterapia para propiciar uma prática eficaz e segura;

• Discutir sobre o uso da fitoterapia como um conjunto de ações que abrange a promoção e proteção da saúde, o tratamento, a prevenção de agravos e a manutenção da saúde.

Público alvo

Graduados e estudantes de Biomedicina.

Metodologia

Este curso conta com aulas gravadas, reunião online e aulas presenciais.

O professor disponibilizará um e-book contendo o conteúdo do curso, além da indicação de material complementar como: artigos científicos; vídeos e livros para que o aluno possa aprofundar sua compreensão sobre o tema proposto.

O curso terá uma avaliação final que será feita na plataforma online. Para ter direito ao certificado, o aluno terá três tentativas de realizar a avaliação, prevalecendo a nota mais alta. Para aprovação, é necessário atingir 70% de aproveitamento na avaliação.

O que você verá no curso

  • As plantas medicinais e fitoterapia no contexto de atenção básica à saúde;
  • Plantas medicinais e políticas públicas;
  • Diagnóstico e Tratamento a partir das plantas medicinais;
  • O uso de plantas medicinais e fitoterápicos;
  • O acesso a plantas medicinais
  • Formas farmacêuticas de fitoterápicos;
  • Regulamentação para uso de fitoterápicos na saúde.

Início

Início previsto para Setembro de 2022 – (Mediante Formação de Turma)*.

Modalidade

Híbrida. O curso conta com práticas no formato de transmissão remota + estágio em instituição parceira (36 horas de estágio). Caso na localidade do aluno não haja acesso ao estágio, o mesmo poderá realizar uma imersão presencial no final do curso.

Certificado

O certificado é emitido online, mediante aprovação na avaliação final.

 

Inscrição

1 + 11x de R$ 142,60

A Escola Nacional de Biomedicina é restrita a biomédicos e a acadêmicos de Biomedicina. É obrigatória a comprovação de vínculo com a categoria, seja por meio de declaração acadêmica ou de qualquer outro documento que comprove que você é biomédico(a). A declaração ou documento de sua escolha, após a realização da sua matrícula, deve ser enviado para o seguinte e-mail: contato@academiadebiomedicina.com.br

Considerando a viabilidade econômico-financeira, a ESCOLA NACIONAL DE BIOMEDICINA não se obriga a oferecer os cursos em oferta no caso de não formação de turma. Não sendo oferecido o curso, o valor total, correspondente à taxa de matrícula, paga no ato da inscrição, será integralmente devolvido.