Suplementação em Nutrição Esportiva e Estética

Segmento: Formação Profissional

Autoria: Profa. Dra. Patrícia Campos-Ferraz

Carga horária: 180 horas | : 3 módulos – 6 a 7 meses

A Suplementação Nutricional é uma ramificação da área de Nutrição que vem ganhando bastante interesse, devido a sua aplicação e interface em diversas áreas, tais como esporte, reabilitação, indústria de suplementos, bem como na área clínica. A suplementação de macro e micronutrientes feita de forma correta pode auxiliar sobremaneira a terapia nutricional em muitos casos, também melhorar o desempenho físico, os resultados estéticos e clínicos.
A indústria de suplementos nutricionais está em franca expansão no Brasil, portanto o mercado também necessita de profissionais capacitados a formular suplementos adequados e funcionais. Dessa forma, esse curso vem suprir uma lacuna do mercado, ao focar especificamente na suplementação de nutrientes voltada a diferentes fins.

Objetivos

  • Discutir sobre conceitos e técnicas na área de suplementação nutricional na saúde e na doença.
  • Capacitar profissionais que já atuam em clínica a fazer suplementação nutricional embasada em evidência científica.
  • Orientar sobre indicações dos suplementos nutricionais, contraindicações e interações com medicamentos/alimentos.

Público alvo

Graduados em Biomedicina.

Metodologia

O curso será ofertado no modelo online, sendo 144 horas de aulas e 36 horas de atividades prático-acadêmicas (estudo de caso), totalizando 180 horas. A oferta das disciplinas será em dois grandes módulos (Suplementação Nutricional Esportiva e Suplementação Nutricional Clínica), onde o profissional prescritor poderá realizar todos os módulos e o profissional não-prescritor poderá realizar apenas o módulo de seu interesse como oferta de curso de Formação Profissional. O aluno contará com material de apoio, aulas remotas e gravadas, fórum de apoio ao aluno e debates de temas proposto pelo professor. Ao final do curso, o aluno deve apresentar um estudo de caso conforme orientações do professor para aprovação e certificação. O curso habilitará o profissional para atuar na área escolhida.

Conteúdo didático

Conteúdo autoral disponibilizado pelo professor em suas aulas e fóruns, além de uma trilha de aprendizagem com indicações de textos, links e outros recursos didáticos pertinentes ao curso.
Para cada nutriente, serão abordados: Biodisponibilidade, metabolismo, sinais e sintomas de deficiência, sinergia e antagonismo, necessidades nutricionais, recomendações baseadas em evidência.

O que você verá no curso

Módulo 1 – Suplementação Nutricional Esportiva (60h):

Introdução ao Curso – Bioquímica da Nutrição/Metabolismo Intermediário (15h)
Fisiologia do Exercício (15h)
Interpretação de Exames Bioquímicos de Interesse Nutricional (15h)
Suplementação Nutricional no Exercício e no Esporte (15h)

Módulo 2: Suplementação Nutricional Clínica (80h)

Suplementação Nutricional de Proteínas e Aminoácidos na prática clínica (sarcopenia, caquexia, câncer, cirurgia bariátrica, emagrecimento, etc) (16h)
Suplementação de Vitaminas na Prática Clínica (doenças autoimunes, doenças inflamatórias intestinais, câncer, desnutrição, obesidade, etc) (16h)
Suplementação de Minerais na Prática Clínica (doenças autoimunes, doenças inflamatórias intestinais, desnutrição, obesidade, etc) (16h)
Manejo da suplementação nutricional no tratamento de Diabetes, Resistência à Insulina, Intolerância à Glicose, Síndrome Metabólica e Obesidade (16h)
Suplementação de Compostos Bioativos/Fitoterápicos na Prática Clínica (16h)

Módulo 3: Suplementação Nutricional na Estética (40h)

Nutrição e suplementação para celulite (10h)
Suplementação para flacidez (10h)
Suplementação para pele, cabelos e unhas (20h)

Início

Início previsto para Fevereiro de 2023 (Mediante Formação de Turma)*.

Modalidade

Online, sendo 144 horas de aulas e 36 horas de atividades prático-acadêmicas (estudo de caso), totalizando 180 horas.

Certificado

O certificado é emitido online, mediante aprovação na avaliação final.

 

Inscrição

12x de R$ 76,90

12x de R$ 53,83

A Escola Nacional de Biomedicina é restrita a biomédicos e a acadêmicos de Biomedicina. É obrigatória a comprovação de vínculo com a categoria, seja por meio de declaração acadêmica ou de qualquer outro documento que comprove que você é biomédico(a). A declaração ou documento de sua escolha, após a realização da sua matrícula, deve ser enviado para o seguinte e-mail: contato@academiadebiomedicina.com.br

Considerando a viabilidade econômico-financeira, a ESCOLA NACIONAL DE BIOMEDICINA não se obriga a oferecer os cursos em oferta no caso de não formação de turma. Não sendo oferecido o curso, o valor total, correspondente à taxa de matrícula, paga no ato da inscrição, será integralmente devolvido.